Cinema e Memória



Cinema e Memória

🎬 Cinema e Memória: Sessão especial do documentário Anne Frank – Vidas Paralelas

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Unibes Cultural, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, promove a exibição especial do documentário Anne Frank – Vidas Paralelas (2019), dirigido por Sabina Fedeli e Anna Migotto.

O filme estabelece um diálogo entre trechos do diário de Anne Frank e os depoimentos de cinco mulheres sobreviventes do Holocausto — Arianna Szörenyi, Sarah Lichtsztejn-Montard, Helga Weiss e as irmãs Andra e Tatiana Bucci — que, assim como Anne, eram crianças ou adolescentes quando foram deportadas para campos de concentração nazistas.

Narrado pela atriz Helen Mirren, vencedora do Oscar, o documentário articula memória individual e história coletiva, abordando temas como testemunho, transmissão da memória, responsabilidade histórica, combate ao negacionismo e enfrentamento do antissemitismo. A obra também acompanha uma jovem do presente em visitas a locais marcantes da trajetória de Anne Frank, como Amsterdã e o campo de concentração de Bergen-Belsen, criando uma ponte entre passado e presente.

🎥 Sobre o filme
Anne Frank – Vidas Paralelas
Itália, 2019 | Documentário | 95 minutos | Classificação indicativa: 12 anos

🤝 Parceria
Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

📅 Data: 27 de janeiro de 2026
Horário: 19h
📍 Local: Unibes Cultural – São Paulo
🎟 Entrada: gratuita

Acessibilidade: local acessível para pessoas em cadeira de rodas

 

Tem alguma dúvida?

Contate-nos aqui

Como chegar?

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo, 05409-012

Selecione a data e opção

Como chegar?

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo, 05409-012