Música no Assyrio - Al Sharq – Quarteto de Música Árabe



Música no Assyrio - Al Sharq – Quarteto de Música Árabe

Ingressos para Música no Assyrio - Al Sharq – Quarteto de Música Árabe no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
🎫 Inteira
🎫 Meia-entrada
O que você vai curtir
🎼 Uma fantástica apresentação que promete envolver o público do início ao fim
🏛️ Desfrute de ambiente espetacular em um dos mais tradicionais espaços culturais do Rio de Janeiro
Informação
📅 Domingo 05 de Julho de 2026 às 11h – Abertura das Portas às 10h30
⏳ Duração: 60 minutos
📍 Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
👤Idade: livre (faixa etária recomendada: +16 anos)
♿ Acessibilidade: local acessível para cadeirantes

O Rudá Brauns Al Sharq Quarteto é um projeto dedicado à exploração das sonoridades do Mediterrâneo e do oeste asiático a partir de uma abordagem contemporânea, com forte diálogo com o jazz. 

Liderado pelo multi-instrumentista carioca Rudá Brauns, no oud (alaúde árabe), o grupo apresenta um repertório que percorre diferentes tradições musicais, reunindo obras de compositores tunisianos, palestinos, egípcios e turcos, além de releituras de músicas brasileiras sob uma nova perspectiva estética. O programa inclui ainda composições autorais e uma versão original de uma obra de Dave Brubeck, estabelecendo pontes entre o jazz e os universos modais do Oriente Médio. 

Mais do que um exercício de interpretação, o trabalho do quarteto parte da escuta dessas músicas como forma de reconexão com uma ancestralidade árabe frequentemente invisibilizada na formação cultural brasileira. Heranças sonoras trazidas ao longo dos séculos, especialmente a partir da presença árabe na Península Ibérica e de sua transmissão pelos portugueses, permanecem latentes em nossa música — nos modos, nos gestos melódicos, nas inflexões rítmicas — e são aqui revisitadas de forma consciente e criativa. 

A sonoridade do quarteto se constrói a partir do encontro entre o oud de Rudá Brauns, o clarone de Vicente Alexim — que amplia o espectro tímbrico com graves expressivos e linhas melódicas densas —, o baixo elétrico de Marcelo Conti, responsável por sustentar e ao mesmo tempo tensionar o discurso harmônico, e as percussões de Lucielle Le Fay, que articulam ritmos de diferentes tradições e conduzem a pulsação do grupo. Em cena, Lucielle também atua como dançarina, incorporando o movimento ao som e acrescentando uma dimensão visual e performática que amplia a experiência do público. 

Com uma linguagem marcada por improvisação, sutileza rítmica e exploração modal, o grupo propõe uma escuta que remete ao chamado “jazz oriental”, onde diferentes culturas musicais se entrelaçam de forma orgânica. Mais do que um concerto, o Al Sharq Quarteto oferece uma experiência sensorial que convida o público a atravessar paisagens sonoras entre continentes, conectando o Brasil a tradições musicais do Mediterrâneo e do Oriente Médio — e, ao mesmo tempo, a dimensões profundas de sua própria memória cultural. 

Rudá Brauns - oud e direção musical Multiinstrumentista, mestrando em composição pela UFRJ, pesquisa e interpreta a música do oriente médio desde 2007, quando teve o primeiro contato com o oud. Já acompanhou diversos artistas da música brasileira como Tereza Cristina, Chico César e Felipe Cordeiro, entre outros. Concebeu e dirigiu diversos grupos musicais como Sexteto Sucupira, Pedra Lispe e Afluentes. É compositor de trilhas para filmes e teatro e integra as companhias Amok Teatro e Grande Cia de 
Mysterios e Novidades. 


Marcelo Conti - baixo Multiinstrumentista, formado em licenciatura em música pelo CBM. Morou durante dois anos na Índia onde aperfeiçoou seus estudos na tabla indiana. É contrabaixista da Orquestra de Sopros da Pró-Arte e produtor e compositor de trilhas sonoras para filmes. 

Vicente Alexim - clarone Natural do Rio de Janeiro, o clarinetista e compositor Vicente Alexim se dedica ao repertório clássico, contemporâneo e popular. Mencionado no The New York Times por sua interpretação elegante, Vicente é membro do grupo Contemporaneous e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Vencedor do The Lililian Fuchs Chamber Music Competition, Vicente se apresentou como solista em performances no Carnegie Hall, na Manhattan School of Music, e do seu próprio Concerto de Câmara com no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Lucielle Le Fay - darbuka Percussionista, dançarina e astróloga, Lucielle especializou-se no Derbake, Darbuka e Snujs, instrumentos presentes nas músicas árabe e turca. Atualmente, investiga as possibilidades sonoras desses tambores e címbalos, tendo dois singles lançados como fruto dessa pesquisa de vinte anos. Na dança, se dedica ao estudo de Dança do Ventre e suas vertentes desde os 12 anos de idade, trabalhando como dançarina e professora dessa arte desde 2008.
 

Como chegar?

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro, 20031-050

Tem alguma dúvida?

Contate-nos aqui

Selecione a data e opção

Como chegar?

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro, 20031-050

Tem alguma dúvida?

Contate-nos aqui